Viva a Vida!


"Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?" (Eclesiastes 1:2,3) 

No sábado passado ao sair para a área externa da minha casa, eu me peguei tomando sol. Parei e me perguntei: Quanto tempo eu não faço isso?

A realidade que "vivemos" nos nossos dias tem nos afastado da vida, o fazer muitas coisas tem nos impossibilitado de viver, de sentir, de ouvir, de falar, e como diz o escritor de Eclesiastes, nos pegamos correndo atrás do vento, ou por vezes nem nos pegamos. Lógico e evidente que desconectar o sentido real de Eclesiastes dos textos citados acima, podem trazer frustrações e aniquilar alguns dos nossos sonhos. Em Eclesiastes para ensinar o caminho em busca da felicidade e da satisfação na vida, o autor desmonta as ilusões que um determinado sistema de sociedade apresenta como ideal (riqueza, poder, ciência, prazeres, status social, trabalho para enriquecer etc.) e coloca uma pergunta fundamental: Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol? (1,3).

Ao fim do livro, mediante a incapacidade humana de se satisfazer em si mesmo e naquilo que o sistema nos oferece, o autor nos dá o veredicto final: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem."

A proposta que Deus tem para o homem é de uma vida feliz, plena. Nós podemos nos ocupar com muitas coisas, procurar nos satisfazer de varias maneiras, podemos fazer como Caim, construir uma cidade para dizer: "Eu não preciso de Deus para ser feliz", mas a grande realidade é que Vida, só encontramos em Jesus!

Jesus o bom Pastor diz: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:10,11)

Viva a Vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?