A importância da música na Bíblia

Por Fábio Müller

A importância da música nos relatos bíblicos é indicado pelo fato de que as atividades criadoras e redentoras de Deus foram acompanhadas e celebradas por música. Na criação a Bíblia nos diz “quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus” (Jó 38:7). Na encarnação, o coro celestial cantou: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre homens, a quem ele quer bem!” (Lucas 2:14). Na consumação final da redenção, a grande multidão dos remidos cantará: “Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso.” (Apocalipse 19:6).

Adorar é ofertar a quem é o legítimo doador de todas as coisas. A esse Deus benevolente deve se oferecer o melhor sacrifício de louvor.

Seria um engano, ingênuo ou consciente, acharmos que toda e qualquer expressão de adoração que parte do homem é verdadeira.  A realidade é que a queda do homem (Adão) trouxe a humanidade prejuízos incalculáveis, ficamos assim distantes do ideal daquilo que no caso seria uma adoração plena, Deus nos carrega em sua misericórdia, sendo assim, nos permiti oferecer a Ele aquilo que dentro das nossas limitações podemos alcançar. O homem possui um coração enganoso e uma mente limitada (Jeremias 17:9; Isaías 55:8-9).

Não é sábio colocarmos a nossa base de sustentação naquilo que é enganoso e limitado. Devemos usar o que é firme e eterno. Só a Bíblia é a base firme para estipular o que é a adoração verdadeira. Se a Bíblia é a nossa base “mui firme” (II Pedro 1:19; Hebreus 4:12); se ela é a nossa única regra de fé e prática, então tudo o que não concorda com ela tem que ser julgado falso (Isaías 8:20), se de fato a temos como regra para as nossas vidas.

O termo "adoração com a música" tratado aqui, aborda a prática que temos principalmente nas nossas igrejas de adorarmos a Deus usando como instrumento a música,  lógico e evidente que  uma vida de adoração a Deus não se restringe a música, se a vida é um dom dado por Deus, logo a adoração é a entrega plena das nossas vidas Àquele que é e sempre será o Autor da Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?