A janela que enxergamos Deus.

Por Fábio Müller


Fazendo uma analise de êxodo 3:3-6, quando Deus se revela a Moisés em meio a sarça que pegava fogo mas não se consumia (era comum sarças pegarem fogo devido ao calor da região, o fato inusitado se deu pela razão dela não ser consumida pelo fogo), me ative aos termos de como Deus se apresentou a Moisés:

"E disse Moisés: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E, vendo o SENHOR que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos teus pés; porque o lugar que tu estás é santo. Disse mais: EU SOU O DEUS de teu pai, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaque e o DEUS de Jacó." 

O texto não diz: EU SOU O DEUS de Abraão, Isaque e Jacó. Deus se apresenta como um Deus pessoal - DEUS de Abraão, DEUS de Isaque, DEUS de Jacó. Um único Deus, mas em três perspectivas diferentes. Três pessoas (Abraão, Isaque e Jacó) que apesar do vínculo familiar (pai, filho e neto) certamente enxergavam Deus em uma JANELA diferente, e isso, mediante as experiências individuais que tiveram com esse ÚNICO DEUS.

Vejo Abraão empunhado de um cutelo (punhal), obedecendo a Deus, pronto a imolar o seu único filho, quando de súbito um anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: "Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada;  porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá" (Gn 22:11-14). 

Abraão enxerga agora o Deus Provedor, o Deus de Promessas.

Vejo ainda Isaque em cima de um altar, com o seu pai Abraão preste a imola - lo com avidez , e de súbito (talvez com os olhos fechados) sente o seu pai recuar, e agora olhando percebe um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e seu pai a tomar o carneiro ,oferecendo assim o animal em seu lugar. (Gn 22:13).
Isaque enxerga então o Deus do Impossível.

Vejo ainda Jacó lutando com Deus, perdendo a luta, tendo o nome mudado e enxergando assim o Deus da Transformação. (Gn 32:22-32).

Todos nós enxergamos Deus de uma janela. A janela da experiência, a janela da forma como estudamos (nossa escola teológica ou filosófica), a janela das emoções, a janela das circunstâncias, a janela da fé ou da falta de fé, etc.

Podemos ainda enxergar Deus de varias formas; na obra criada, na cura de uma doença, nas experiências pessoais, porém é somente na pessoa de Jesus que conseguimos enxergar Deus pela janela certa.

Deus é único, imutável, e embora transcendente é imanente , e na pessoa de Jesus vemos a empatia que este Deus tem com a humanidade. Jesus é a imagem exata de Deus, sendo Ele o próprio Deus. Jesus é a imagem do homem perfeito que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:6-8).

Pela janela da bíblia enxergamos JESUS, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Por qual janela você tem enxergado a Deus?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?