A imagem do Deus invisível.


Existe no imaginário humano, um aguçado desejo de no mínimo formular a imagem de Deus. O aspecto mais habitual dessa formulação é de um deus ancião, cabelos grandes e alvo, barba grande e branca, vestido de uma túnica também branca, coroado de uma coroa dourada, e por vezes assentado em um trono esplêndido.

Lógico que esse imaginário se dá pelo fato de Deus ser invisível (adj - 1 Que não se vê, que não pode ser apreciado pelo sentido da visão. 2 Que não se deixa ver, que não aparece), e isso, obviamente, é fomentado pela curiosidade humana em querer da forma a um Deus que é Espirito. Poderíamos assim dizer que Deus não pode ser visto, mas pode ser percebido pelo homem.

Em Romanos 8:28.29 conseguimos perceber o propósito de Deus para o ser humano, e a revelação dessa imagem.


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."


O propósito de Deus para o homem, é que estes cheguem a estatura do seu Filho. Jesus é a imagem do Deus invisível, sendo ele o próprio Deus. Todas as situações e circunstâncias que passamos contribui para que a imagem de Jesus seja forjada em nossas vidas.

Falando resumidamente, poderíamos dizer que todas as coisas contribuem para que seja formada em nós a imagem de Jesus.

A medida em que permitimos Deus trabalhar em nossas vidas, a imagem de Jesus vai sendo formada pelo Espirito Santo em nosso viver (santificação). As nossas atitudes como discípulos de Jesus devem retratar as atitudes do mestre, e é justamente nessas atitudes que as pessoas que estão ao nosso redor vão conseguir perceber o Deus invisível.

Existem algumas características descritas por Paulo na carta aos Gálatas (cap. 5) que refletem a vida de um verdadeiro cristão (parecido com Cristo). O verdadeiro cristão ele tem o Fruto do Espirito, portanto ele é: amável,, alegre,pacifico, longânimo, benigno, bondoso, persevera na fé, manso e temperante. (em outro artigo trataremos sobre o Fruto do Espirito).Não temos como fugir dessa realidade, os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. (Gálatas 5:24). Aqueles que carregam em si a semelhança de Cristo, são identificados pelo fruto.

É essencial ainda sabermos que Jesus quando se tornou homem (encarnação), Ele jamais cometeu pecado, mesmo tendo sido tentado de todas as maneiras (Hebreus 4:15); Jesus na sua natureza humana passou por todas as experiências concernentes a humanidade, sobretudo pelas aflições. Temos um Salvador que verdadeiramente se identifica conosco, pois se fez homem, e pode nos ajudar nas tribulações.

Na caminhada em busca de sermos parecidos com Cristo, Deus não nos promete ausência de tribulações. A promessa é que Ele estaria conosco nas circunstancias adversas. As dificuldades que encontramos em nosso viver deve nos aproximar e nos estimular a buscarmos em Deus a perfeição de Cristo.

Que Deus seja visto (percebido) em nossas vidas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?