Pai Nosso



A Oração do Senhor, também conhecida como o Pai Nosso ou pai-nosso, é a oração mais conhecida do cristianismo. Duas versões dela ocorrem no Novo Testamento: uma no Evangelho de Mateus (Mateus 6:9-13), como parte do discurso sobre a ostentação, uma secção do Sermão do Monte; e a outra no Evangelho de Lucas (Lucas 11:2-4).

Muitas pessoas erroneamente compreendem a oração do Pai Nosso como uma oração que devemos fazer palavra por palavra. Alguns tratam a oração do Pai Nosso quase como uma fórmula mágica, como se as palavras por si só tivessem algum poder específico ou influência sobre Deus.

A Bíblia nos ensina o oposto. Deus está muito mais interessado em nossos corações quando oramos do que em nossas palavras. Mateus 6:6 nos ensina: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:7 continua e diz: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Na oração, devemos derramar nossos corações a Deus (Filipenses 4:6-7), e não simplesmente recitar a Deus palavras memorizadas.

Ao invés disto, a oração do Pai Nosso deve ser entendida como um exemplo, um padrão de como orar. A oração do Pai Nosso nos ensina a orar. Ela nos dá os “ingredientes” que devem fazer parte da oração.

Segue abaixo um texto de Rosângela Araújo que gostei muito; O texto certamente ira nos nortear sobre o assunto.

Pai Nosso

Será inútil dizer, Pai Nosso, se em minha vida não ajo como filho de Deus, fechando meu coração ao amor.
Será inútil dizer, Que estás nos céus, se os meus valores são representados pelos bens da terra.
Será inútil dizer, Santificado seja o teu Nome, se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo.
Será inútil dizer, Seja feita a Tua vontade, se no fundo desejo mesmo é que todos os meus desejos se realizem.
Será inútil dizer, O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, se prefiro acumular riquezas, desprezando quem passa fome.
Será inútil dizer, Perdoa-a nos as nossas dívidas assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores, se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que se atravessam no meu caminho.
Será inútil dizer, E não nos deixeis entrar em tentação, se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Cristo.
Será inútil dizer, Mas Livrai-nos do mal, se por minha própria vontade procuro os prazeres materiais e tudo que é proibido me seduz.
Que comecemos hoje buscar em Deus a mudança necessária para que a oração do Pai Nosso seja uma verdade em nossa vida diária e que sempre possamos dizer: Porque Seu é o Reino e o Poder, e a Glória para sempre, amém.

Texto: Pai Nosso – Autora: Rosângela Araújo.
Webgrafia: Got Questions e Wikipédia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?