Como a igreja pode contribuir para um cuidado integral do ser humano, envolvendo o social, o espiritual, o emocional e a mente?

Por Thiago Soares da Rocha

O ser humano é uma obra especial do Criador. O ser humano foi feito pelas próprias mãos do Senhor Deus, à Sua Imagem e Semelhança. Isso dá ao ser humano um valor infinito. Como algo valiosíssimo para o Senhor Deus deve a igreja, uma expressão do Reino de Deus, valorizar o ser humano e contribuir para que este alcance o propósito de sua existência, tendo uma vida de acordo com a razão de sua criação. Caso consiga ter uma vida saudável o ser humano irá crescer, evoluir e experimentar a verdadeira vida e vontade de Deus Criador para si. Encontrará paz, satisfação e felicidade. 

Este ser humano não é uma criatura simples, mas complexa. Isso não é defeito, é perfeição. Uma das primeiras faculdades do ser humano é seu aspecto espiritual. Este aspecto mostra que o ser humano não é apenas carne ou matéria, o ser humano é isso tudo e muito mais. Seu lado espiritual mostra a relação que tem o Criador, o Senhor Deus que é Espírito Pessoal. Este relacionamento pessoal com o Senhor Deus acontece através de todo seu ser, parte material e imaterial, e não apenas uma parte. Aqueles que não desenvolvem um relacionamento espiritual com o Senhor Deus, que não vivem na área espiritual de suas vidas viverão insatisfeitos, sentindo falta de algo que os complete e traga razão a sua existência. Mas aqueles que viverem em comunhão com o Senhor Deus, buscando suprir sua carência espiritual encontrará a verdadeira paz.

A igreja pode contribuir com a saúde espiritual do ser humano através do ensino das Escrituras Sagradas. As Escrituras constituem a Palavra do Senhor Deus para direção do ser humano. Tudo que o ser humano precisa saber em matéria de fé e prática está contida nas Escrituras. A igreja de hoje pode dar saúde espiritual oferecendo a pregação expositiva dos textos sagradas através da interpretação correta, explicação clara, e aplicação relevante para dar ao ser humano uma direção em um mundo cheio de interrogações.

Outra faculdade do ser humano é sua capacidade e perceber as coisas e reagir em relação a elas, sua capacidade emocional. O ser humano tem sentimentos como, alegria, tristeza, solidão, saudade, esperança, desespero e etc. O Ser humano é um ser também emocional. Na vida este ser humano passará por todas estas experiências. Tais experiências dão sentido e valor à vida, produz experiência e esperança (Rm 5.3). O ser humano saudável emocionalmente é aquele que consegue se equilibrar nestas emoções e não chegando ao extremo que adoece. O ser humano não pode viver uma utopia de uma vida sem tristeza, como não pode cair na desilusão sem esperança. Precisa viver a vida como ela é, e não como gostaria que ela fosse.

A igreja pode contribuir com a saúde emocional do ser humano oferecendo a ele o verdadeiro discipulado. Este ser humano para ter saúde emocional precisa de carinho, acolhimento, aconselhamento e acompanhamento. Sem violentar à Palavra de Deus e a consciência prepará-lo dentro de uma rede de relacionamento a fim de que este nunca se sinta desamparado, mas sempre unido à igreja buscando o equilíbrio em todas as coisas.

O lado social é outro ponto importante para a saúde do ser humano. Ser social significa que o ser humano não foi criado para viver sozinho, mas unido a outros seres humanos saudáveis. Os relacionamentos do ser humano é muito importante para sua saúde espiritual e emocional e ao mesmo tempo são reflexos desta saúde. O ser humano que é saudável no espiritual e emocional terá relacionamentos saudáveis, como aqueles que não têm saúde espiritual e emocional não terão relacionamentos saudáveis.

Uma forma da igreja contribuir com a saúde social do ser humano é, além de cultivar sua saúde espiritual e emocional, é incentivar relacionamentos saudáveis através do comportamento. Os relacionamentos não devem ser um ponto dentro do programa da igreja, mas a base de sua existência. O papel da igreja é ensinar os pais e os filhos, os maridos e as mulheres, os chefes e os empregados, os amigos e os “inimigos”, e não apenas ensinar, mas também demonstrar o valor de cada um para a saúde social do ser humano.

Todas as coisas que a igreja for fazer, todas suas batalhas devem ser acompanhadas da oração, sua prática, seu valor e seu ensinamento. A oração libera poderes que transforma a vida de qualquer ser humano o tornando um ser saudável. Na oração Deus rompe a história humana o colocando no centro de Sua Vontade. Com a oração e com a instrução da Palavra de Deus a igreja vai proteger o ser humano das doenças que o prejudica como o “vírus” do orgulho, do egoísmo, da idolatria. Protegerá este ser humano de “epidemias” que destroem a saúde como o hedonismo, o pragmatismo e o “superticionismo”.Levará o ser humano a desfrutar da plenitude do Espírito e gozar de virtudes saudáveis que frutificam a vida como o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade e o domínio próprio. Enfim, a igreja contribuirá para a saúde plena do ser humano, sendo realmente a igreja pela qual Jesus morreu, sendo a igreja dos sonhos de Jesus, menos institucionalizada e burocrática e mais relevante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?