Estamos servindo ou sendo servidos?


Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de 
Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido.
- "O que você quer?”, perguntou ele. 
Ela respondeu: "Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda". Quando os outros dez discípulos de Jesus ouviram isso, ficaram indignados com os dois irmãos. 
Jesus chamou os seus discípulos e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
Mateus 20:20,21, 24-28. (Tradução NVI)

No texto acima, Jesus esclarece qual deve ser o procedimento daqueles que são seus discípulos. A operação, ou o que rege a vida dos discípulos de Jesus, devem ser os valores que se opõem aos valores dos governos no mundo. 

Por vezes, consideramos que a posição ou cargos, sejam eles na igreja ou fora dela, nos estabelecerão como alguém de importância. Tenho percebido a preocupação das pessoas em disputar cargos em inúmeras esferas da sociedade, igrejas, política, etc., simplesmente pelo fato de poderem estar exercendo uma liderança que possa assim trazer algum prestigio e destaque para as suas vidas, porém, sem interesse nenhum de servir, de ser útil há alguém. Cargos vazios de propósitos, exercidos por pessoas vazias de Deus.

Quando tratamos o assunto envolvendo a igreja de Jesus, o desejo de Deus sempre foi o serviço. Jesus como referência para a Igreja, teve em sua vida terrena as marcas do serviço, e agora a destra de Deus Pai, continua nos servindo. Ele não foi servido, ele serviu. Na Igreja moderna, tenho percebido que há uma grande vontade das pessoas em serem servidas por Deus, pelas pessoas, pelos seus lideres, pelos pastores, mas sem nenhum interesse em servir ao outro, em somar, em contribuir. PARE – estamos indo pelo caminho errado! Jesus nos ensinou o contrário. 

No Novo Testamento grego, a palavra mais usada para servo é δουλος (doulos), que tem por significado os termos “escravo, servo, homem de condição servil, (metáf.), alguém que se rende à vontade de outro; aqueles cujo serviço é aceito por Cristo para estender e avançar a sua causa entre os homens. Assim, δουλος (doulos) é a palavra comum para escravo, alguém que está permanentemente em servidão, em sujeição a um mestre. Essa palavra grega possui alguns sinônimos, gostaria de destacar um: διακονος (diácono) - A palavra "diácono" vem de uma palavra grega (diakonos) que é encontrada 30 vezes no Novo Testamento. Palavras semelhantes são diakonia (ministério ou diaconato) e diakoneo (servir ou ministrar). "Diácono" quer dizer "atendente" ou "servente". A mesma palavra descreve escravos, empregados e obreiros voluntários. 

A ênfase do termo διακονος (diácono), não está na posição da pessoa, mas no servo em relação ao seu trabalho. Partindo deste princípio, compreendemos assim, que todos os discípulos de Jesus, ou seja, todos aqueles que um dia se comprometeram com Deus entregando as suas vidas ao senhorio de Jesus, devem se posicionar como servos, independente se exercem ou não o cargo (diakonia - ministério ou diaconato) em sua igreja local. Há muitas pessoas que servem sem cargos, assim como há muitas pessoas que mesmo tendo cargos, não aprenderam a servir. 

Em suma, somos escravos alforriados, servos de Jesus, para cumprirmos aquilo que foi estabelecido por Ele mesmo pelo exemplo. Somos chamados para servir, e não para sermos servidos, como já diz o dito popular: “Quem não serve, não serve para nada.” 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?