O serviço como virtude do ser

Por Emerson Monteiro

Não a nada que alegre mais o nosso coração do que ver a felicidade que proporcionamos as pessoas, quando fazemos algo de bom para alguém.

Servir dá trabalho, e o trabalho traz dignidade a vida humana. O filosofo Voltaire dizia “O trabalho espanta os três grandes males: o vício a pobreza e o tédio.” O trabalho nos enobrece, dá valor e alegra o coração do homem. Infelizmente servir não é e não tem sido a virtude de boa parte da nossa geração. Vivemos hoje dias de extrema disputa por espaço e o simples gesto de estender as mãos, de realizar em prol de outrem, está perdendo o seu valor. Talvez tudo o que uma pessoa precise é de uma mão amiga, ser amada e se sentir importante para alguém.

Enquanto estivermos focados em nós mesmos, não poderemos exercer o essencial para que os outros possam experimentar a alegria e o amor.

Servir pode ser um dom, mas não deixa de ser um chamado de todos. Quando paro para pensar nesta situação me vem à cabeça a oração de Jesus. Quantas vezes ele usou o nós em sua oração? Quantas vezes ele se dispôs a realizar alguma tarefa pelo simples prazer de servir aos necessitados? Certamente, Jesus é o nosso maior exemplo de servidão, pois sendo Senhor de todos, se esvaziou, se humilhou e se entregou por nós.

Só viveremos uma sociedade mais justa e equilibrada quando servirmos mais, amarmos mais, cumprindo assim, os princípios de Jesus.

O serviço é um aprendizado, precisamos aprender a servir, cuidar, amar e respeitar as pessoas, pois não vivemos sem elas. O céu é um lugar de muitos, Deus é um Deus de muitos. Que Deus nos capacite a servir!

Palavras de Jesus: "Quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o servo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente." Mt 20:26-28

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?