Discípulos

Ao fazer a releitura do evangelho de Jesus segundo Lucas, Capitulo 14 do verso 25 ao 35, me deparei com uma perspectiva de discípulo ou discipulado que tem se tornado dia após dia mais raro nos "arraiais cristãos". As prerrogativas observadas por Jesus sobre o que na verdade é ser um discípulo se difere daquilo que observamos (por vezes vivemos) nos dias atuais. 

Quando leio - " Quem quiser me acompanhar não pode ser meu discípulo se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu discípulo quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar." (Versos 26,27 NTLH) Me pergunto - Que tipo de discipulado estamos vivendo? Somos discípulos de Jesus?

Concluo que, ser discípulo de Jesus não é fazer parte de uma religião. Não é transitar entre religiões de diferentes credos. Não é transitar sobre a mesma religião porém em denominações diferentes. Não é abraçar um novo código moral. Ensinar ou aprender sobre as doutrinas cristãs não faz de ninguém um discípulo de Jesus. Participar de rituais, ou viver uma vida religiosa ritualística não faz de ninguém um discípulo de Jesus.

Os discípulos de Jesus são caracterizados por Amar a Deus sobre todos os amores, isto inclui a nossa própria vida (pensamentos, existência, sonhos, projetos etc.), ou seja renuncia do eu, do ego.

Ser discípulo é não somente aprender do mestre, é seguir o mestre, como bem disse Ed René Kivitz em uma de suas falas referente a tradição Judaica - "Deixe-se cobrir pela poeira dos pés do mestre". O Judeu entendia que o discipulado não era um mero aprendizado intelectual, era algo intimo, de prática, a ponto de o discípulo se sujar da poeira dos pés do mestre ao segui-lo.

Que Deus na pessoa do Espirito Santo nos ajude diariamente a trilhar o caminho que o mestre trilhou, ainda que este caminho nos leve ao Gólgota da renuncia do eu. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?