Os amantes da impiedade


Nos dias atuais classifico que existam dois tipos de ateus. O ateu teórico, aqueles que abraçam a teoria de que Deus não existe, e o ateu prático, aquele que tendo a convicção que Deus existe, vive como se Deus não existisse.

Dentro deste pensamento, me veio como referência uma palavra usada por Paulo na sua carta aos Romanos e que comumentemente é usada para qualificar uma pessoa que não vive uma vida dentro de um padrão moral ou um certo segmento religioso, dando assim um sentido diferente ao sentido que Paulo emprega a palavra em sua carta, trata-se da palavra impio, derivação do termo impiedade.

Em um dicionário formal da língua portuguesa, a palavra impio tem por significado aquele que é desapiedado, desumano, cruel, bárbaro e no latim impĭus,a,um 'que não tem fé ou caridade'. Em um sentido mais amplo, impio seria aquele que não é piedoso, não é devotado, e no nosso caso, uma pessoa que não seria devotada a Deus. São pessoas que tendo conhecimento de Deus, não o glorificam como Deus, nem lhe dão graças (Rm 1:21).

Em Romanos 1:18, Paulo assevera que a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça. Os impios são aqueles que se privam da verdade para viver uma vida injusta, não o fazem por pressão, mas por escolha. Sendo injustos, Deus os tratam com justiça. Os impios são os que servem aos ritos religiosos, fazendo de tais ritos o seu deus. São aqueles que saúdam com a "paz do Senhor", mas não vivem esta paz. São os que são assíduos aos estudos bíblicos, mas não tem prazer na palavra, não vive se quer uma virgula dela. Os impios são os fariseus contemporâneos de Jesus que se mostravam contritos pelas ruas meneando as cabeças para serem assim reconhecidos pelos homens. Os impios não amam, são egoístas, vivem para si, e embora no Rol de membro da igreja, não se percebe um resquício da graça.

É possível ser piedoso, ser piedoso não é ser perfeito, é sim, buscar em quem é perfeito ajuda para alcançarmos a perfeição. É possível viver a verdade e a justiça, apesar de nós, em Deus tudo é possível. Quando somos devotados a Deus a sua graça preenche a lacuna da nossa imperfeição.

Comentários

Postar um comentário

Atenção: Todos os comentários são moderados previamente. Eles serão exibidos após a liberação do moderador.

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?