O Evangelho anunciado através das MÃOS

Uma nova língua dos Brasileiros: A Língua Brasileira de Sinais

Por Hadassa Santos

Você já pensou entrar em uma igreja evangélica brasileira e não compreender nada do que está sendo dito? Parece estranho, afinal, em nosso país é natural que se fale o Português. Mas, essa é uma situação corriqueira para muitos brasileiros e, principalmente no ambiente eclesiástico, nem todos tem o mesmo acesso à mensagem do Evangelho de Jesus em sua própria língua.

Os dados do Censo demográfico de 2010 indicam que cerca de 9,7 milhões de brasileiros declaram ter deficiência auditiva. A deficiência auditiva severa foi declarada por mais de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 344,2 mil são surdas e 1,7 milhão de pessoas têm grande dificuldade de ouvir.
Os surdos no Brasil e no mundo são reconhecidos como aquelas pessoas que, por ter perda auditiva, compreendem e interagem com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua de Sinais. O Brasil possui sua própria Língua de Sinais (Libras), oficialmente reconhecida em 24 de abril de 2002 através da Lei 10.436/02, sendo utilizada por toda a comunidade surda presente em nossa nação. A Libras é composta de movimentos e formatos específicos de mãos, braços, olhos, face, cabeça e postura corporal que combinados fornecem as características gramaticais necessárias para a formação de uma língua, sendo o modo natural de comunicação dos surdos. É também, o meio mais eficaz de desenvolvimento da linguagem para pessoas que nascem surdas e ainda, ao adquirir a Libras como primeira língua, terão plena capacidade e melhor acesso ao aprendizado de sua segunda língua, o Português, por exemplo.

Diante disso, é necessário compreender a importância para os surdos em ter acesso às Escrituras e ao anúncio do Evangelho de Jesus em sua própria língua, a Libras! No entanto, poucos se despertaram para atender a essa necessidade em nossas congregações. Isso é possível através da capacitação e ensino da Língua Brasileira de Sinais aos obreiros, professores, pregadores e líderes, dando-lhes a oportunidade de compreender e alcançar essas pessoas tão amadas por nosso Senhor Jesus Cristo! 

Se até hoje você não descobriu uma maneira de anunciar o Evangelho, essa é a oportunidade! Aprenda a Libras e seja um canal de transmissão da mensagem do Senhor Jesus à comunidade surda.

Comentários

  1. Arrasou amiga! Que Deus continue abençoando sua trajetória! Feliz por vc!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção: Todos os comentários são moderados previamente. Eles serão exibidos após a liberação do moderador.

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos de Degraus ou Cânticos das Subidas

Perdas

Qual Cristo temos apresentado as pessoas?

Igreja ou Boteco?